Patrocinadores

Mesmo em um ano atípico com a pandemia de Covid-19, o setor nuclear registrou avanços no Brasil e no mundo, por isso foi preciso celebrar e mostrar a força da indústria, mesmo que virtualmente.

No primeiro dia de evento (10), foram entregues as Medalhas de Honra ao Mérito Nuclear, projeto realizado pela ABDAN nos últimos anos, com o objetivo de premiar personalidades que fizeram a diferença no último ano, nos setores de Política, História, Pesquisa, Medicina Nuclear e Indústria.

Estão confirmadas as presenças do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno. (retirar essa frase)

No segundo dia (12), a ABDAN promoveu debates sobre a indústria ao longo do dia. Foram dois painéis, às 10h e 16h, com quatro participantes em cada.

No painel das 10h, o físico e ex-presidente do CNPq, Carlos Aragão, recebeu o acadêmico argentino Abel Gonzalez, especializado em proteção contra radiação e segurança nuclear na mesa “Assuring Safety, Security and Safeguards”.

Completam a mesa três jornalistas especializados na cobertura energética para os principais veículos brasileiros: Rodrigo Polito, da Agência EPBR, Denise Luna, da AE Energia, e Ramona Ordoñez, do jornal O Globo.

Na parte da tarde, às 16h, a discussão foi sobre “Descarbonized Economy”, sob moderação do jornalista George Vidor, com a participação do presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, do economista Sergio Besserman e do professor e coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico-GESEL, Nivalde de Castro.

Cerimônia de Abertura NT2E

Opening Ceremony NT2E

Painel Assuring Safety, Security and Safeguards

Painel Decarbonized Economy