evento irradiação alimentar

Qualquer dúvida ou dificuldade, entre em contato: webinar@abdan.org.br

O webinar promovido na última terça-feira (28) pela ABDAN contou com a presença ilustre da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em uma discussão de alto nível sobre os desafios e oportunidades para irradiação de alimentos no Brasil.

Algumas sinalizações e falas durante o evento indicam que o país vai reforçar suas estratégias para ampliar a produção agrícola com base em técnicas nucleares.

A ministra afirmou que a pasta quer ampliar a irradiação de alimentos e promete mais “agilidade” no assunto: “É um assunto que eu gosto, é muito interessante e precisa ser levando para frente. Vamos tratar disso com bastante agilidade. Eu quero dizer que nós aqui [do ministério] estamos alinhados com vocês para fazer esse caminho ser mais curto”.

Além da ministra, participaram o o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes e o Presidente da Abrafrutas, Guilherme Cruz de Souza Coelho, sob mediação do Assessor no Departamento de Coordenação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Tiago Rusin.

Um plano de negócios para implantar irradiadores de alimentos no Brasil vai ser elaborado, de acordo com o secretário executivo do ministério.

O presidente da ABDAN, Celso Cunha, comemorou a direção tomada pelo ministério: “A criação de um plano de negócios, estabelecendo as devidas áreas para receber esses irradiadores, é muito importante. Isso pode mudar o panorama brasileiro de exportações, abrindo diversos mercados internacionais.”

A comunicação em torno da irradiação de alimentos também é de grande importância para o projeto.

“Precisamos fazer um trabalho de mídia bem feito para que possamos mostrar à sociedade brasileira que a irradiação tem benefícios, porque torna o alimento mais saudável e duradouro”, afirmou Marcos Montes.

O presidente da Abrafrutas completou: “Essa questão do tempo de prateleira é fundamental. Cada vez mais estamos ousando, mandando frutas para os Emirados Árabes. Agora estamos indo para China. Estamos cada vez mais colocando frutas em lugares mais distantes e precisamos de cada vez mais tempo de prateleira”

Participaram do webinar cerca de 120 pessoas ligadas aos setores nuclear e agrícola, entre elas o diretor do Departamento de Coordenação do Sistema de Proteção do Programa Nuclear Brasileiro, Márcio Gonçalves Taveira, que reconheceu a dívida do Brasil com relação à irradiação de alimentos: “Nós temos um potencial gigantesco de produção e temos que fazer com que nossos produtos alcancem os mercados. Eu não tenho dúvida que, em pouco tempo, nós estaremos comemorando o primeiro Irradiador Multipropósito Brasileiro (IMB), que foi objeto de estudo do Grupo de Trabalho 7”.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, mas ocupa apenas a 23ª posição como exportador desses alimentos. Os presentes no webinar apontam que o uso de irradiação vai ajudar o país a chegar em posições mais relevantes no cenário internacional.

O evento – patrocinado pela Framatome e com apoio do Sebrae – foi o o quinto webinar da série Nuclear Trade and Technology Exchange (NT2E), em preparação da NT2E – evento previsto para abril de 2021.

Palestrantes:

Marcos Montes Cordeiro

Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Médico graduado pela UFU, Pós-Graduado em Medicina do Trabalho, com Especialização em Anestesiologia e Residência Médica na UNICAMP. Foi Secretário de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais, Secretário Municipal de Turismo e Esportes de Uberaba/MG, Prefeito de Uberaba em duas gestões, Deputado Federal por três mandatos consecutivos. Participou de diversas entidades, exercendo a Presidência da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande e a Vice-presidência da Associação Mineira de Municípios

Guilherme Cruz de Souza Coelho

Presidente da Abrafrutas

Formado em engenharia agronômica, gestor de empreendimentos familiares na região do Vale do São Francisco, especialmente o agronegócio. É proprietário e administrador da Fazenda Santa Felicidade, que produz e exporta frutas do Vale do Francisco para diversos países. Também é Deputado Federal em Pernambuco (PE), pelo PSDB.

Moderador

Tiago Rusin

Assessor no Departamento de Coordenação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, é especialista em Altos, Estudos de Defesa – CAED pela ESG, Doutor em Nutrição Humana pela UnB, Mestre em Engenharia Nuclear pelo IME, graduado em Engenharia de Alimentos pela Unisinos.